sábado, 19 de dezembro de 2009


Um analista de sistemas meio(!?) introvertido finalmente conseguiu realizar o sonho da sua vida: um cruzeiro.

Era a coisa mais doida que tinha feito até então. Estava começando a desfrutar da viagem quando um furacão virou o navio como se fosse uma caixa de fósforos...

O rapaz conseguiu agarrar-se a um salva-vidas e chegar a uma ilha aparentemente deserta e muito remota.

Deparou-se com uma cena belíssima:

cachoeira, bananas, coqueiros... mas quase nada além disso. Ele se sentiu desesperado e completamente abandonado.

Vários meses se passaram, até que um belo dia apareceu, remando, uma belíssima engenheira, daquelas de fazer parar o trânsito.

A engenheira começou logo uma conversa:

- Eu sou do outro lado da ilha. Você também estava no cruzeiro?

- Estava! Mas onde conseguiu esse bote?

- Simples: eu sou engenheira e usei meus conhecimentos!

Tirei alguns galhos de árvores, sangrei umas seringueiras, defumei até virar borracha, reforcei os galhose fiz a quilha e os remos com madeira de eucalipto.

- Mas..... com que ferramentas?

- Bom, achei uma camada de material rochoso, evidentemente formado por aluviões.

Descobri que esquentando esse material a certa temperatura, ele assumia uma forma muito maleável. Mas chega disso!

Onde você tem vivido esse tempo todo?

Não vejo nada parecido com um teto...

- Para ser franco, eu tenho dormido na praia.....

- Gostaria de ver a minha casa?

O analista de sistemas aceitou, meio sem jeito.

A engenheira remou com extrema destreza ao redor da ilha.

Quando chegou no 'seu' lado, amarrou a canoa com uma corda que mais parecia uma obra-prima de artesanato.

Os dois caminharam por uma passarela de pedras e madeira construída pela engenheira, e depararam, atrás de um coqueiro, com um lindo chalé construído sobre palafitas, pintado de azul e branco.

- Não é muito, disse ela, mas eu o chamo de 'meu lar'.

Já dentro, ela procurou deixá-lo à vontade:

- Sente-se, por favor! Aceita um drinque?

- Não, obrigado! Não agüento mais água de coco!

- Mas não é água de coco! Eu tenho um alambique meio rudimentar lá fora, de forma que podemos tomar Piñas coladas autênticas!

Tentando esconder a surpresa, o analista de sistemas aceitou.

Sentaram no sofá dela para conversar.

Depois de contarem suas histórias, a engenheira perguntou:

- Você sempre teve barba?

- Não.. Toda a vida eu andei bem barbeado.

- Bom, se quiser se barbear, tem uma navalha lá em cima, no armarinho do banheiro.

O homem já não perguntava mais nada.

Subiu uma escada em caracol e foi em cima, no banheiro, e fez a barba com um complicado aparelho feito de osso e conchas, tão afiado quanto uma navalha.

A seguir, tomou um bom banho, sem nem querer arriscar palpites sobre como ela tinha água quente no banheiro.

Desceu sem poder deixar de se maravilhar com o acabamento do corrimão.

- Você ficou ótimo! Vou lá em cima também me trocar por algo mais confortável.

Nosso herói continuou bebericando sua piña colada.

Em instantes a engenheira estava de volta, com um delicioso perfume de gardênias e vestindo um estonteante e revelador robe, muito bem trabalhado em folhas de palmeira.

- Bom, disse ela, ambos temos passado um longo tempo sem qualquer companhia...

Você não tem se sentido solitário?

Há alguma coisa de que você sente muita saudade?

Que lhe faz muita falta e da qual todos os homens e mulheres precisam?

- Mas é claro, disse ele esquecendo um pouco a sua timidez.

Tem uma coisa que venho querendo todo esse tempo.

Até sonho com isso à noite. Mas... aqui nesta ilha... sabe como é... era simplesmente impossível.

- Bom, ela disse com um sorriso maroto, já não é mais impossível, se é que você me entende...

O rapaz, tomado de uma excitação incontrolável, disse, quase sem fôlego:

- Não acredito! Você não está querendo dizer que... você bolou um jeito de acessar a internet aqui na ilha?

FALA SÉRIO...

PERIPATÉTICO(Max Gehringer)


Numa das empresas em que trabalhei, eu fazia parte de um grupo de
treinadores voluntários.
Éramos coordenados pelo chefe de treinamento, o professor Lima, e tínhamos
até um lema:
"Para poder ensinar, antes é preciso aprender" (copiado, se bem me recordo,
de uma literatura do Senai).
Um dia, nos reunimos para discutir a melhor forma de ministrar um curso
para cerca de 200 funcionários.
Estava claro que o método convencional - botar todo mundo numa sala - não
iria funcionar, já que o professor insistia na necessidade da in teração,
impraticável com um público daquele tamanho.
Como sempre acontece nessas reuniões, a imaginação voou longe do objetiv o,
até que, lá pelas tantas, uma colega propôs usarmos um trecho do Sermão da
Montanha como tema do evento. E o professor, que até ali estava meio quieto,
respondeu de primeira. Aliás, pensou alto:
- Jesus era peripatético.
Seguiu-se uma constrangida troca de olhares, mas, antes que o hiato pudesse
ser quebrado por alguém com coragem para retrucar a afronta, dona Dirce, a
secretária, interrompeu a reunião para dizer que o gerente de RH precisava
falar urgentemente com o professor. E lá se foi ele, deixando a sala à
vontade para conspirar.
- N&atild e;o sei vocês, mas eu achei esse comentário de extremo mau gosto - disse
a Laura.
- Eu nem diria de mau gosto, Laura. Eu diria ofensivo mesmo - emendou o
Jorge,
para acrescentar que estava chocado, no que foi amparado por um silêncio< BR>geral.
- Talvez o professor não queira misturar religião com treinamento. Mas eu
até vejo
uma razão para isso - ponderou o Sales, que era o mais ponderado de todos.
- Que é isso, Sales? Que razão?
- Bom, para mim, é óbvio que ele é ateu.
- Não diga!
- Digo. Quer dizer, é um direito dele. Mas daí a desrespeitar a
religiosidade alheia...
Cheios de fúria, malhamos o professor durante uns dez minutos e, quando já o
estávamos sentenciando à fogueira eterna, ele retornou. Mas nem percebeu a
hostilidade. J á entrou falando: - Então, como ia dizendo, podíamos montar várias salas
separadas e colocar umas 20 pessoas em cada uma. É verdade que cada treinador teria

de repetir a mesma apresentação várias vezes, mas... Por que vocês estão me olhando

desse jeito?
- Bom, falando em nome do grupo, professor, essa coisa aí de peripatético, veja bem...
- Certo! Foi daí que me veio a idéia. Jesus Se locomovia para fazer pregações,
como os filósofos também faziam, ao orientar Seus discípulos. Mas Jesus foi o
Mestre dos Mestres; portanto, a sugestão de usar o Sermão da Montanha foi muito
feliz. Teríamos uma bela mensagem moral e o deslocamento físico... Mas que
cara é essa? Peripatético quer dizer "o que ensina caminhando".
E nós ali, encolhidos de vergonha.
Bastaria um de nós ter tido a humildade de confessar que desconhecia a pal avra,

que o resto concordaria e tudo se resolveria com uma simples ida ao dicionário.
Isto é, para poder ensinar, antes era preciso aprender.




Finalmente, aprendemos duas coisas.

A primeira é: o fato de todos estarem de acordo não transforma o falso em
verdadeiro.
E a segunda é: que a sabedoria tende a provocar discórdia, mas a ignorância é
quase sempre unânime.




Um fazendeiro, preocupado porque suas porcas não ficavam prenhas, ligou para o veterinário, que disse ao fazendeiro que era preciso fazer INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL.


O fazendeiro não tinha a menor idéia do que era isso, mas não querendo demonstrar ignorância, apenas perguntou como saberia se as porcas estavam mesmo prenhas, e o veterinário disse:


- As porcas prenhas passam o dia mergulhadas na lama...


O fazendeiro pensou e concluiu que na inseminação artificial, deveria ser que ele mesmo teria que emprenhar as porcas.


Colocou as porcas numa Kombi, foi para o meio do mato, transou com cada uma delas e voltou para a fazenda...

Na manhã seguinte, viu que as porcas não estavam na lama e resolveu fazer tudo de novo...


Colocou as porcas na Kombi, foi para o meio do mato,transou o dia inteiro com elas e voltou para a fazenda.


Na manhã seguinte, ele foi ver as porcas, e nada... Elas não mergulhavam na lama.


Então ele colocou as porcas na Kombi de novo, foi para o meio do mato,
Transou várias vezes, com cada uma delas e voltou para fazenda.


Na manhã seguinte ele estava exausto, nem conseguia levantar e pediu à mulher para Dar uma olhada e ver se as porcas estavam mergulhadas na lama.


- Não, estão todas na Kombi e uma delas não pára de buzinar...

Da alegria


O Poeta beija tudo, graças a Deus. E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade... E diz assim: "É preciso saber olhar...". E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos. E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás... E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha... E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de Sol depois de um dia chuvoso... E acha que tudo é importante... E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim... E reparou que os homens estavam tristes... E escreveu uns versos que começam desta maneira: "O segredo é amar...". (Sebastião da Gama)

Se as alegrias dos outros não forem as nossas grandes alegrias, nunca teremos verdadeiramente alegria. Se as dores dos outros não forem dores nossas, teremos dores muito piores.
(Paulo Geraldo)

O sorriso é elegante. E, também, tudo o que o acompanha: o bom-humor, a alegria, a paz interior. O sorriso é a melhor coisa que podemos oferecer aos que estão ao nosso lado.
(Miguel-Angel Martí García)

As palavras não são indiferentes: umas fazem-nos mal, irritam-nos, criam distância; outras, pelo contrário, vêm ao nosso encontro e adoçam-nos a alma. Quem as domina e as sabe utilizar é afortunado porque adiantou muito na vida e evitará grandes desgostos. E, mais importante ainda, será semeador de paz e de alegria.
(Miguel-Angel Martí García)

Não há alegria? - Então pensa: há um obstáculo entre Deus e eu. - Quase sempre acertarás.
(Josemaria Escrivá)

Se não levarmos a poesia e a beleza conosco, é inútil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos.
(Emerson)

O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.
(Alfred Montapert)

Não se pode rejeitar a tristeza, assim como não se pode rejeitar a sombra. A grande beleza de uma paisagem vem do contraste entre a luz e a sombra.
(Autor desconhecido)

A alegria adquire-se. É uma atitude de coragem. Ser alegre não é fácil, é um ato de vontade.
(Gaston Courtois)

Há duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido.
(Eduardo Girão)

Se o teu desejo de chegar for grande, nenhum esforço te parecerá demasiado penoso. E, embora vás a caminho, terás sempre contigo qualquer coisa que é já de ter chegado. Talvez uma certa forma de olhar, resultante daquela luz que se acende por dentro quando nos pomos a caminho dispostos a tudo o que aparecer.
(Paulo Geraldo)

Censo 2010


Em 2010, o IBGE realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.

A fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e seus trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.

Pensando nisso, dou a vocês a minha sugestão: respondam honestamente qual é a sua religião.
Durante muitos anos o preconceito religioso achatou várias crenças. Tivemos inquisições, nazismo e ainda temos guerras religiosas. Algumas declaradas com bombas, suícidios e assassinatos em massa. Outras, silenciosas e covardes. São aquelas onde numa entrevista de emprego, perguntam sua crença e te descartam porque o candidato embora preparado, não vai querer participar do culto de oração na empresa, ou algo do gênero. As vezes simplesmente, porque a teoria religiosa pseudo-cristã, classifica não cristãos como perdidos, adoradores do diabo e tantas outras coisas ridículas que somos obrigados a ouvir em nome de Jesus. Jesus, um judeu, que trouxe uma proposta de renovação a Lei judaica, que não foi compreendido pelos líderes religiosos do seu próprio povo e teve suas palavras corrompidas durante o apogeu Romano. Ainda hoje é manipulado em pró de objetivos financeiros e políticos.
A exemplo de Jesus, não basta ser medium, tem que participar!
É ótimo que em seu templo espiritualista, você esteja se dedicando a doutrinação espiritual, fazendo passes magnéticos, utilizando sua energia de cura, prosperidade, harmonia. Que esteja incorporando e sendo instrumento para os sábios conselhos dos guias, fazendo ebós, oboris e tudo mais que a sua doutrina religiosa pratique. E eu sinceramente desejo que você continue praticando da melhor forma que puder. Mas tem que participar de outra luta também. Precisa participar da luta contra o preconceito religioso. Da luta pela moralização da fé. Chega de ficarmos escondidos e sermos mau vistos onde moramos, por praticarmos nossa fé.
Queridos, se vocês não estão manipulando pessoas através do medo religioso. Se vocês não estão explorando financeiramente em nome da fé, nem estão cometando qualquer outra sujeira que todos sabem que existem onde existem pessoas, terão vergonha de quê?
Assuma ser espiritualista. Assuma o Candomblé, o Kardecismo, a Umbanda ou qualquer outro credo, que faça seu pensamento feliz e acalme a sua alma nas horas de dificuldade.
A palavra Religião, vem do latim religare, que significa, unir a humanidade a Deus.
Cada um se une a Deus da maneira como se sente em paz.
Não seja mais um hipócrita, que utiliza os meios religiosos espiritualistas para encontrar forças para lutar pelo que deseja e confessa publicamente um outro credo qualquer, para não se expor a julgamentos, ou simplesmente para fazer média com alguém de quem, no momento, seja conveniente agradar.
Deus nunca vai te virar as costas, culte-O você como quiser.
Deus está dentro de cada um de nós e nada existiria sem Ele.
Mas os homens justificam as leis propostas para a sociedade, apoiados em números de pesquisas e amanhã quando você precisar praticar sua religião, pode ser que exista uma lei que te proíba.

EM 2010, RESPONDA AO CENSO HONESTAMENTE, PARA QUAL GRUPO RELIGIOSO VOCÊ CORRE QUANDO PRECISA DE AJUDA?
ESTÁ É A SUA RESPOSTA!!!

Seja feliz! Axé!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Especialista



"Um especialista é aquele que explica algo fácil de maneira confusa, de tal modo que faz você pensar que a confusão é culpa sua."
(Jack Biblot)

Enquanto isso, na academia.

(eu - balançando o braço)
- Que exercício é bom para esse músculo aqui?

(ela - super séria)
- Olha, o bom para isso aí é... LIPO! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

(eu - sem acreditar na resposta da professora)
- ...

(ela - enxugando as lágrimas de tanto rir)
- Não, sério. Tem uma coisa boa pra isso.. REENCARNAÇÃO! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!