quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Abuso infantil e violência urbana


Hoje quando parei tudo e me dei um tempo para pensar nas últimas informações que recebi das pessoas que me cercam, fui tomada por uma grande tristeza...
Só nesta semana soube de dois casos absurdos.
Um estupro de menor com problemas mentais que não sabe explicar o que aconteceu... Uma jovem com vinte e poucos anos, vítima de bala perdida, que passeava tranquilamente com seu filho de um ano e seu cão, com risco de ficar paraplégica...
Então neste momento eu me pergunto, se não podemos confiar em ninguém para cuidar de nossos filhos; Se não podemos, nós mesmos, aproveitar uma tarde livre para passear com nossos bebês e animais de estimação, o que nos resta?
Como alguém pode obter prazer nestas condições?
Sexo é para adultos que sabem exatamente porque, quando, onde, como, com quem e o quê quer fazer com seu próprio corpo. Crianças e adolescentes não estão, verdadeiramente, preparados para este tipo de decisão.
Ao mesmo tempo em que estes canalhas se divertem, somos obrigados a viver trancafiados, enquanto outros canalhas disparam suas armas?
O que acontece com a nossa gente? Humanos? Isso é ser humano?
Meus amigos... Não se calem!
O abuso infantil é uma coisa nojenta, que marca a vítima para sempre. Não podemos permitir que esta onda medonha que se espalha pela Terra continue a acontecer. Duvido que em seu círculo de amigos, alguém não tenha uma história pra contar...
O fenômeno da pornografia infantil expande-se pela internet e cada vez mais os "consumidores" desse tipo de material decidem passar de espectadores a atores e protagonizar, eles mesmos, casos de abusos a menores.
Pensem nisso:
1 - O agressor submete e controla a sua vítima (os pólos assimétricos são dados pelos papeis da vítima e do agressor, a idade, a força física e a maior capacidade psicológia deste);
2 - O agressor contém conhecimentos mais amplos sobre as aproximações sexuais e as suas consequências;
3 - O abusador procura exclusivamente satisfazer-se sexualmente, ainda que tente excitar a vítima.
4- Na maioria das situações, o pouco valor social que as mulheres e meninas têm tornam o sexo feminino mais suscetível de ser abusado sexualmente;
- Vulnerabilidade social das crianças (pobreza, exclusão, promiscuidade, baixo nível de instrução, ausência de pais biológicos, conflitos familiares, entre muitos outros).

Fiquem atentos a alguns indicadores psicológicos - pouco específicos ainda que eles estejam ligados a mecanismos de defesa (fuga do lar, tentativas de suicídio, mentiras, auto-agressões, problemas de aprendizagem, condutas delituosas, ...).
Choro fácil por pouco motivo ou nenhum, mudanças bruscas no comportamento escolar, depressão crónica, retraimento, pesadelos e enurese, conhecimento de questões sexuais e condutas desapropriadas para a idade são outros indicadores entre muitos mais.
E também a alguns indicadores físicos - lesões na zona genital ou anal, sangrando pela vagina, infecções genitais de transmissão sexual, excessivo fluxo vaginal, irritação na zona genital, são alguns deles.
Lembrem-se que muitas vezes a vítima se cala, por vergonha ou medo!!!
Se nós não pararmos a violência, ela acabará nos parando, como fez com a Mãe que passeava com seu bebê e o cãozinho, entre tantas outras, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário