
Você já parou para pensar no tempo que pode viver uma árvore? Isto é claro, se ela não receber os ataques humanos. Se não for derrubada, queimada, envenenada e tantas outras coisas ruins que só nós os humanos lhes causamos.
Já se perguntou qual a utilidade das árvores? São tantas e tão silenciosas que talvez você nem tenha percebido. Mas eu vou relacionar aquelas que posso perceber e lembrar e espero que você pense um pouco nisso também, para o bem de todos nós.
As arvores ajudam a diminuir a poluição da atmosfera, nos dando em troca da sujeira que espalhamos no ar, o nosso necessário oxigênio. Reduzem a velocidade dos ventos. Diminuem a poluição sonora nos centros urbanos. São abrigos para aves que cantam e encantam com seus malabarismos pelo ar. Garantem o equilíbrio do solo, protegendo as nascentes e garantindo a água e a nossa sobrevivência. Favorecem a umidade do ar, ajudando na formação da chuva, conseqüentemente irrigação natural da terra e vida de nossos alimentos. Ainda podemos aproveitar os seus deliciosos frutos e os remédios que podem ser fabricados a partir delas. Ah, mas tem mais uma coisa que não é tão perfeita em nenhum lugar, quanto debaixo delas... Deitar numa boa rede, relaxar, dormir a até namorar no balanço!!!
Infelizmente, algumas crianças nunca saberão o universo fantástico que existe nos galhos de uma arvore. Como era bom, poder subir em seu tronco, vencer os desafios dos galhos mais altos, os escorregões dos pés ligeiros buscando um novo apoio, os ardidos arranhões que se tornavam medalhas do desbravamento. Até que de uns poucos metros do chão, nos sentíamos nos ares. Heróis de nossas próprias imaginações. Quantos tombos eu levei... kkkkkk
Lembrar disso é bom demais, certo?
Então contribua com a natureza, devolvendo a ela, nem que uma única vez esta alegria. Plante uma arvore. Plante várias se puder. Mas, se for impossível para você fazer isso, ao menos não destrua nenhuma e se não for um sacrifício absurdo, ajuda a conservar alguma.
As arvores agradecem, a natureza agradece, a humanidade agradece.
Eu te agradeço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário