Por que não conseguimos vencer certos obstáculos?
Porque os obstáculos começam dentro de nós mesmos. A primeira coisa que temos que vencer, é a falta de confiança que se instala nas nossas mentes e domina nossos sentimentos. Começamos temendo o fracasso e damos mais força ao fracasso do que ao sucesso. Mas se dominamos nossas emoções e não permitimos que elas nos derrotem, enfrentaremos apenas aquilo que deve ser enfrentado.
Temos claro o objetivo a ser atingido.
Podemos perceber que é normal sermos postos a prova diariamente, não pelos outros, mas por nós mesmos, em nossa capacidade de refletir e agir pelos nossos próprios objetivos. Somos tomados pelo pensamento negativo. Nos julgamos incapazes. Jogamos a responsabilidade daquilo que não conquistamos, muitas vezes, nos ombros de quem nos auxilia.
Triste. Muito triste.
Ou nos constituímos líderes de nossos próprios atos e assumimos nossa responsabilidade sobre nossas vidas, ou não haverá religião, dogma ou qualquer outra coisa que nos impulsione pelo caminho que desejamos percorrer.
Cada vez mais o objetivo estará distanciado e encontraremos vários culpados pelo fracasso que é gerado por nós mesmos, através do comodismo e da irresponsabilidade.
É fácil buscarmos palavras mágicas, rituais ou qualquer outro meio que nos isente a responsabilidade por aquilo que não mudamos em nós mesmos e esperarmos que algum fato milagroso resolva nosso fracasso.
Questionar a si mesmo, corrigindo as próprias deficiências, é sem dúvida o único caminho para o sucesso e não fazer associações destrutivas também pode ajudar bastante.
“Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”, pode não ser a melhor forma de avaliar uma pessoa. Mas certamente, observando como vives tua vida, eu direi se te quero ou não ao meu lado. Pois a minha caminhada não irá parar por causa dos obstáculos que tu mesmo impões ao teu crescimento. Eu tenho a responsabilidade de escolher, quem serão ou não, os meus inimigos.
Estes dois pensamentos resumem o meu modo de encarar os obstáculos.
ResponderExcluir"Os obstáculos não podem te deter. Os problemas não podem te deter. Mais que tudo, outras pessoas não podem te deter. Somente você pode deter a si mesmo."
(Jeffrey Gitomer)
"Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada".
(Augusto Cury)
E assim, os obstáculos me tornam mais perserverante e aumentam minha fé!
Esta semana conversei muito com uma amiga sobre este tema e gostaria de compartilhar com vcs o assunto.
ResponderExcluirHUMILDADE
Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra", ao analisarmos esta frase, encontramos material suficiente para apreender sobre a humildade:
Filhos da Terra: sentimo-nos oprimidos sabendo que nosso lugar não é aqui, fomos criados a imagem e semelhança do Criador, descemos por nosso próprio livre arbítrio , devendo retornar através do nosso esforço e trabalho, fazendo florescer as virtudes latentes em nossa alma.
Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta.
Ela torna as virtudes discretas, despercebidas de si mesma.
A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que não somos. Se apresenta com humildade, sem que a vaidade se manifeste.
Podem-se encontrar diferentes graus de humildade, como também falsas humildades, pode-se ser humildade em breves momentos, ante algo que nos parece grandioso.
São falsas humildades: Aqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém estão cheios de ressentimentos, inveja ou ambição.
Outra falsa humildade é não reconhecer ou não acreditar em seu real valor e se sentir inferior, pode até possuir humildade porém se inferioriza a tal ponto ante seus semelhantes, sentindo grande sofrimento em seu interior, este ser não respeita a sua dignidade.
Ter humildade não significa ser servil.
Ter humildade não é signo de fraqueza.
Pode-se ser humilde sem se depreciar ou reconhecer os valores de cada um.
Mas, a verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende a sua inferioridade, reconhece seus limites mas, não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.
Ser humilde é saber ir até o ponto de não interferir nos outros, ser humilde é não entrometer-se na vida dos outros.
Esta humildade, esta consciência, este sentimento se adquire lentamente pelo trabalho interior ou pode ser provocada pelo recolhimento da existência de algo superior em nós mesmos, reconhecer a grandeza de Deus, o Ser Supremo, das suas Forças Universais ou das leis que as regem, ante essa compreensão e reconhecimento interior há humildade, reverência à grandeza do Criador.
A verdadeira humildade sempre está acompanhada de outras virtudes: caridade, misericórdia, amor, verdade e compaixão.
O Reparador deixou grandes ensinamentos de humildade: ao lavar os pés dos seus discípulos, assim como nos ensinou o amor ao próximo e a caridade, quando mitigava o sofrimento dos pobres.
Suas bem-aventuranças são os humildes que alcançam o Reino dos Céus, humildes no coração, nos sentimentos e na alma.
O homem pode nascer com tendências à virtude da humildade, pode nascer humilde, como também pode trabalhar para adquiri-la.
A humildade é uma virtude que atua sem ilusão, sendo guiada pela razão. Um bom conhecimento teórico da humildade favorecem o aprofundamento nesta virtude assim como também o conhecimento exato de nossas limitações.
A humildade produz no interior do homem alegria, paz e serenidade, todo o ser tem conformidade do que ele realmente é e se sente satisfeito em sua fraqueza.
A força da virtude está na alma e não precisamos ser santos para ter humildade, afastando o orgulho, a vaidade, a prepotência e o egoísmo, tal como disse Davi em seus Salmos: "oferecendo o arrependimento ao Senhor, de nossas faltas, seremos melhores". É neste ser que encontramos eloqüente expressão de humildade a virtude que o coroou com majestade.
Quando Deus disse a Davi que Ele o tinha escolhido para ser rei, Davi prostrou-se diante de Deus e exclamou: "Nada fiz de merecedor, todas as minhas realizações foram inteiramente as Tuas ações".
Poderíamos completar com uma orção muito linda e educativa para todos nós, de um homem também muito especial:
ResponderExcluir"ѕєŋђσr…
αנυđα-мє α đίzєr α νєrđαđє đίαŋтє đσѕ ƒσrтєѕ є α ŋãσ đίzєr мєŋтίrαѕ ραrα gαŋђαr σ αρlαυѕσ đσѕ ƒrαcσѕ. ѕє мє đαѕ ƒσrтυŋα , ŋãσ мє тίrєѕ α rαzãσ. ѕє мє đαѕ σ ѕυcєѕѕσ , ŋãσ мє тίrєѕ α ђυмίlđαđє. ѕє мє đαѕ ђυмίlđαđє, ŋãσ мє тίrєѕ α đίgŋίđαđє. αנυđα-мє α єŋxєrgαr σ συтrσ lαđσ đα мσєđα, ŋãσ мє đєίxєѕ αcυѕαr σ συтrσ ρσr тrαίçãσ ασѕ đємαίѕ ,αρєŋαѕ ρσr ŋãσ ρєŋѕαr ίgυαl α мίм. єŋѕίŋα-мє α αмαr ασѕ συтrσѕ cσмσ α мίм мєѕмσ. ŋãσ đєίxєѕ qυє мє тσrŋє σrgυlђσѕσ ѕє тrίυŋƒσ, ŋєм cαίr єм đєѕєѕρєrσ ѕє ƒrαcαѕѕσ. мαѕ rєcσrđα-мє qυє σ ƒrαcαѕѕσ é α єxρєrίêŋcία qυє ρrєcєđє ασ тrίυŋƒσ. єŋѕίŋα-мє qυє ρєrđσαr é υм ѕίŋαl đє grαŋđєzα є qυє α νίŋgαŋçα é υм ѕίŋαl đє вαίxєzα. ѕє ŋãσ мє đєrєѕ σ êxίтσ, đα-мє ƒσrçαѕ ραrα αρrєŋđєr cσм σ ƒrαcαѕѕσ. ѕє єυ σƒєŋđєr áѕ ρєѕѕσαѕ, đα-мє cσrαgєм ραrα đєѕcυlραr-мє є ѕє αѕ ρєѕѕσαѕ мє σƒєŋđєrєм, đα-мє grαŋđєzα ραrα ρєrđσα-lαѕ. ѕєŋђσr , ѕє єυ мє єѕqυєcєr đє тί , ŋυŋcα тє єѕqυєçαѕ đє мίм ." мαђαтмα gαŋđђί
Poderíamos completar com uma oração muito linda e educativa para todos nós, de um homem também muito especial:
ResponderExcluir"ѕєŋђσr…
αנυđα-мє α đίzєr α νєrđαđє đίαŋтє đσѕ ƒσrтєѕ є α ŋãσ đίzєr мєŋтίrαѕ ραrα gαŋђαr σ αρlαυѕσ đσѕ ƒrαcσѕ. ѕє мє đαѕ ƒσrтυŋα , ŋãσ мє тίrєѕ α rαzãσ. ѕє мє đαѕ σ ѕυcєѕѕσ , ŋãσ мє тίrєѕ α ђυмίlđαđє. ѕє мє đαѕ ђυмίlđαđє, ŋãσ мє тίrєѕ α đίgŋίđαđє. αנυđα-мє α єŋxєrgαr σ συтrσ lαđσ đα мσєđα, ŋãσ мє đєίxєѕ αcυѕαr σ συтrσ ρσr тrαίçãσ ασѕ đємαίѕ ,αρєŋαѕ ρσr ŋãσ ρєŋѕαr ίgυαl α мίм. єŋѕίŋα-мє α αмαr ασѕ συтrσѕ cσмσ α мίм мєѕмσ. ŋãσ đєίxєѕ qυє мє тσrŋє σrgυlђσѕσ ѕє тrίυŋƒσ, ŋєм cαίr єм đєѕєѕρєrσ ѕє ƒrαcαѕѕσ. мαѕ rєcσrđα-мє qυє σ ƒrαcαѕѕσ é α єxρєrίêŋcία qυє ρrєcєđє ασ тrίυŋƒσ. єŋѕίŋα-мє qυє ρєrđσαr é υм ѕίŋαl đє grαŋđєzα є qυє α νίŋgαŋçα é υм ѕίŋαl đє вαίxєzα. ѕє ŋãσ мє đєrєѕ σ êxίтσ, đα-мє ƒσrçαѕ ραrα αρrєŋđєr cσм σ ƒrαcαѕѕσ. ѕє єυ σƒєŋđєr áѕ ρєѕѕσαѕ, đα-мє cσrαgєм ραrα đєѕcυlραr-мє є ѕє αѕ ρєѕѕσαѕ мє σƒєŋđєrєм, đα-мє grαŋđєzα ραrα ρєrđσα-lαѕ. ѕєŋђσr , ѕє єυ мє єѕqυєcєr đє тί , ŋυŋcα тє єѕqυєçαѕ đє мίм ." мαђαтмα gαŋđђί